quinta-feira, 6 de julho de 2017

TIPOS DE CONHECIMENTO

TIPOS DE CONHECIMENTO


Conhecer é elaborar um modelo de realidade" e "projetar ordem onde havia caos ". Três elementos são necessários para que haja conhecimento 
a) O sujeito, que é o ser que conhece;
b) O objeto, aquilo que o sujeito investiga para conhecer;
c)  A imagem mental em   forma de opinião, ideia ou conceito que resultam da relação sujeito-objeto e que passa a habitar a Subjetividade daquele que conhece.

Os tipos de conhecimentos usados pela humanidade:

a)  O Senso Comum: baseia-se na vivência espontânea da vida e é usado desde o surgimento do homem.  É o saber adquirido através de experiências vividas ou ouvidas do cotidiano.  Engloba costumes, hábitos, tradições normas éticas e tudo aquilo que se necessita  para  tentar  viver  bem .  Não é sistematizado,  não  usa de  procedimentos  metodológicos  nem  é  um  conhecimento aprofundado, resultando em  um   saber que  muitos chamam  de  saber  empírico,  vulgar  e  acrítico.
No senso comum não é necessário que haja  um   parecer  científico  para  que  se  comprove  o  que  é dito;  é  um   saber  informal que engloba até opiniões, estereótipos e preconceitos.   É um saber imediato, subjetivo, heterogêneo e acrítico, pois se conforma com o que é dito. ex:  o  conhecimento  de um  pescador,   um  agricultor,  um a  cozinheira,  um   jogador  de  futebol,  um   pedreiro,  um  índio  sobre o segredo das  plantas e animais da  selva, o racismo,  a homofobia, o geocentrismo, etc.
É importante salientar   que no senso  com um  reside  algumas  das  piores  atitudes  e  comportamentos  do  ser  humano  tais  como  o racismo, homofobia, m achismo, bullying, etc.  
b)  O conhecimento mítico: Trata-se de um conhecimento que tenta explicar os fenômenos da natureza através de representações sobrenaturais que não são logicamente raciocinadas nem resultantes  de experimentações  científicas.  Usa linguagem simbólica e imaginária, baseando-se na crença em seres fantásticos e suas histórias sobrenaturais, como sendo responsáveis pela  razão  de  ser do  existente.  Ex:  a mitologia grega, escandinava, indígena,  etc.  O mito não se resume ao passado: o  homem moderno  criou mitos,  alguns  deles  para  atender  a  ideologia dominante ou que ficaram no imaginário popular como um  defensor do povo (ex: Vargas) e da  república  brasileira  (ex:  Tiradentes,  criado  para  reforçar  no  imaginário  popular  os duvidosos  valores  da  república através de um  mártir criado para esse fim).
c)  Conhecimento teológico ou religioso:  Fundamenta-se na fé e também no uso da razão.  Usa a dedução, partindo de uma realidade universal para dar sentido a realidades   particulares.  Parte da compreensão e da aceitação da existência de uma divindade, que seria a razão de ser de  todas  as  coisas.  A divindade revela-se aos humanos e concede-lhe suas verdades.
Dessa maneira, a razão  não  precisa  compreender  esses  dogmas ,  mas  aceitá-los.  É esse processo que  o  conhecimento teológico  investiga  e tenta   explicar.  Esse conhecimento também vem a preencher uma  lacuna no ser  humano que a  ciência  não
Conseguiu resolver:  as angústias, os medos  (da  morte,  eternidade, etc ),  os  traumas, as  incertezas,  o vazio  existencial  que leva muitos a suicidar-se, a esperança  em um a cura impossível, etc.
d) Conhecimento filosófico:  É racional e tem como objetivo  a busca da  verdade. Ele é sistemático e procura a raiz das coisas, usando  o  rigor  lógico.  O conhecimento filosófico busca os  "porquês"  de  tudo o que existe. É ativo, pois coloca o humano
em  busca de respostas para as inúmeras perguntas  que  ele  próprio  pode formular.  Exemplos: Quem é o homem? De onde ele veio?
Para  onde  ele  vai?  Qual  é  o  valor da  vida  humana?  O que é o tempo? O que é o sentido da vida? Esse conhecimento  torna-se perigoso  para  a  política,  ciência  e  economia,  por  exemplo,  pois  vem  a  desmascarar  suas  reais  intenções,  nem   sempre éticas.
e)  Conhecimento   científico:  Também   é racional,  mas  utiliza-se de experimentos, observações,  comprovações e induções.  É sistemático, prevendo ainda  a  experimentação,  validação  e com provação  daquilo  a que pretende  provar.  Não está preocupado com questões morais ou éticas, ou seja, se será usada para o mal, ou para desempregar milhares de pessoas, ou para poluir. Está sempre em  mudança,  pois  uma  nova  verdade  vem  reprovar  ou  aperfeiçoar  um a  verdade  anterior. Ex: na  medicina,  alguns remédios que no passado eram dados como eficazes, hoje são descartados por conterem  ou provocarem  danos à saúde.
f)  Conhecimento   técnico: Está  voltado  para  a  aplicação  prática  e  a  operacionalização  do  conhecimento  científico. Este conhecimento objetiva o domínio do mundo e da natureza.  É especializado  e  específico  esmera n  a  aplicação de todos os  outros saberes que lhe podem ser úteis. Trata-se de  um  tipo de saber que auxilia o homem a agir no mundo, levando-os  às  mais diversas atividades visando  à  produção  técnica  da  vida.  Este conhecimento só é  estudado  em   escolas  técnicas  (ex :  SENAI,  Cefet, escolas  de enfermagem, faculdades de engenharia, etc). ex: o engenheiro e o técnico mecânico estão voltados  para  produzir  e manter  padrões  de engenharia   desenvolvidos  pela ciência,  ou  seja,  não  estão  criando nenhum   novo  saber, que  é  exclusivo  do conhecimento científico.
g)  Conhecimento artístico ou  estético:  É  mais  voltado  para  nossos   sentimentos  e para  as  questões  estéticas.  Todos os seres humanos o  possuem em maior ou menor  grau.  O simples fato  de  nos  preocuparmos  com  nossa  aparência já é um  exemplo.
Os gregos preocuparam- se  com   as   questões  de  estética   e  harmonia  visual,  chegando  a  elaborar  a  famosa  regra  de ouro para  tentar  calcular  o que  estaria  dentro ou fora dos  padrões  estéticos.  O conhecimento artístico   valoriza as experiências estéticas, proporcionando  refinamento  do espírito ao oferecer uma relação com senso do gosto,  do  belo  e  do  feio.  Experimentar a beleza e  extrair  dela  a  matéria  fundamental  para  o  refinamento  de si mesmo  é  a  finalidade  maior  de  tudo aquilo que se produz em  termos de artes e sem as quais o ser humano se empobrecido culturalmente. ex: O design de uma embalagem, de um  carro, de um  edifício,  a música e sua aplicação em divers as áreas da vida, até para  denunciar  injustiças sociais, etc


( Disponível em  http://pt.scribd.com/doc/13271773/tipos-de -conhecimentos. Acesso em 01.04.2011



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