Centro
Territorial de Educação Profissional da Bacia do Paramirim – CETEP-BP
Curso: Série/Módulo: Turma: Turno:
Disciplina: Português
Instrumental
Professor:
Joselino Educando:
Dificuldades da Língua Portuguesa
1. A / HÁ
Emprega-se a na indicação de tempo
futuro; emprega-se há na indicação de tempo passado.
Ex.: Ela voltará daqui a um ano.
Ex.: Eu não a vejo há muito tempo.
2. A FIM DE /
AFIM
A fim de
é
uma locução prepositiva, que indica finalidade; afim é
adjetivo e significa semelhante.
Ex.: Voltei a fim de resolver esse
problema
Ex.: Os dois tinham interesses afins.
Ex.:
Finalmente encontrei um adversário afim.
3. ACERCA DE /
HÁ CERCA DE / A CERCA DE / CERCA
Acerca de
é
uma locução prepositiva e corresponde a “a respeito de”; há
cerca de equivale
a “há aproximadamente”; a cerca de equivale a
distância e cerca de equivale a
aproximadamente.
Ex.: Falou-me acerca de seus
problemas.
Ex.: Há cerca de dois anos não o vejo
em Campo Grande.
Ex.: Moro a cerca de duas quadras da
escola.
Ex.:O candidato recebeu cerca de trezentos
novos.
4. AO INVÉS DE /
EM VEZ DE
Ao invés de
significa
“ao contrário de”; em vez de equivale a “em lugar
de”.
Ex.: Ao invés de baixar, a taxa de
juros subiu neste mês.
Ex.: Em vez de nos ajudar, ele
nos prejudicou bastante.
5. AONDE / ONDE
Usa-se aonde com verbos
dinâmicos, isto é que dão ideia de movimento, equivale a “para onde”; usa-se onde,
com verbos que não expressam a ideia de movimento. e de onde ou
donde com verbos que indicam procedência.
Ex.: Aonde ele vai assim tão cedo?
Ex.: Onde você nasceu?
Ex.: De
onde você saiu?
Ex.: Donde você surgiu?
6. MAS / MAIS
Ø Mas
é
uma conjunção coordenativa adversativa (expressa uma idéia contrária, oposta).
Ex: Ele pretendia apoiá-la, mas
desistiu.
Mais
indica quantidade, é o contrário de menos.
Ex.: Converse menos e trabalhe mais.
7. MAL /
MAU
Ø A
palavra mal classifica-se como:
ð advérbio de modo –
contrário de bem, equivale a “incorretamente”.
Ex.: O contrato estava mal redigido.
ð
substantivo – contrário de bem,
pode vir antecedido de artigo, adjetivo ou pronome.
Ex.: O mal dele é acreditar em tudo
que lhe falam.
ð
conjunção subordinativa adverbial temporal –
equivale a “assim que”, “logo que”.
Ex.: Mal cheguei, começaram as
comemorações.
ð
prefixo – mal-educado, malcriado,
mal-humorado, etc.
Observação:
Há exigência
do uso do hífen quando o prefixo mal for sucedido de uma
palavra que se inicie com vogal ou com a letra h.
Mau
é adjetivo e, portanto, modifica um substantivo.
Ex.: Ela está sempre de mau
humor.
8. SENÃO / SE
NÃO
Ø Use
senão quando equivaler a:
Ø Ex:
Luta, senão estás perdido! ( do contrário)
Ø Ex:
Não era ouro, nem prata, senão ferro. ( exceto)
Ø Ex:
Ninguém, senão os irmãos dele, compareceram à festa. ( a não ser)
Ø Ex:
Não encontrei um senão em seu trabalho. ( erro, defeito)
Ø Use
se não em frases que indicam condição, alternativa,
incerteza, dúvida:
Ø Ex:
Se não for possível, me avise. (condição)
Ø Ex.:
Havia dois jogadores, se não três. (incerteza)
9. NA MEDIDA EM
QUE / À MEDIDA QUE
Ø NA
MEDIDA EM QUE exprime relação de
causa e equivale a porque, já que,
uma vez que.
Ex.: O fornecimento de combustível foi interrompido na
medida em que os pagamentos não vinham sendo efetuados.
Ex.: Na medida em que os
projetos foram abandonados, a população carente ficou entregue à própria sorte.
Ø À
MEDIDA QUE indica proporção, desenvolvimento
simultâneo e gradual. Equivale a “à proporção que”.
Ø Ex.:
Os verdadeiros motivos da renúncia foram ficando claros à medida que as
investigações iam obtendo resultados.
Ø Ex.:
A ansiedade aumentava à medida que o prazo fixado ia chegando ao
fim.
10. QUE / QUÊ
Ø Que
é pronome, conjunção, advérbio ou partícula expletiva. Por se tratar de
monossílabo átono, não é acentuado.
Ex.: O que você pretende?
Ex.: Você me pergunta o que vou fazer.
Ex.: Convém que o assunto seja
discutido seriamente.
Ex.: Quase que me esqueço de avisá-lo.
Ø Quê recebe acento quando:
•
representa um monossílabo tônico. Isso
ocorre quando encontramos um pronome em final de frase, imediatamente antes de
um ponto (final, de interrogação ou exclamação) ou de reticências;
•
ou quando quê é um substantivo
(com sentido de ‘certa coisa’ ou uma interjeição (indicando surpresa, espanto).
•
Ex.: Afinal, você veio fazer o quê?
•
Ex.: Você precisa de quê?
•
Ex.: Há um quê
inexplicável em sua atitude.
•
Ex.: Quê! Conseguiu chegar
a tempo?
11. A PAR / AO
PAR
•
A par tem
o sentido de bem informado, ciente.
Ex.: Mantenha-se a par de tudo o que
acontecer.
Ex.: É importante manter-se a par das
decisões parlamentares.
Ø Ao
par é uma expressão usada para indicar
relação de equivalência ou igualdade entre valores financeiros (geralmente em
operações cambiais).
Ex.: As moedas fortes mantém o câmbio praticamente ao
par.
12. EMPREGO DOS
PORQUÊS
Ø Por
que (separado e sem acento):
Normalmente usado no
início de frases interrogativas. Pode ser substituído por: pelo qual, pela
qual, pelos quais, pelas quais, por qual motivo.
Ex.: Por que temos
de economizar água?
Ex.: Não sei por
que os jogadores estão discutindo jogadores...)
Ex.: Este é o motivo por
que não fui à excursão.
Ø Por
quê (separado e com acento):
Quando
também estiver escrita ou subentendida a palavra razão e quando aparecer
no final de frases.
Ex.:Você
não fez a lição. Por quê?
Ex.:
Muitos reclamaram das notas, mas não havia por quê.
Ex.:
Você não gosta de jiló, por quê?
Ø Porque (junto e sem
acento): Usamos em respostas, para explicação ou causa. Pode ser substituído
por, pois.
Ex.:
Ele não fez a lição porque não a entendeu.
Ex.: aula foi cancelada porque não
havia luz na escola.
Ex.:
Muitas plantas morrem porque não chove.
Ø Porquê
(junto e com acento): Sempre que houver o
artigo o antes dele. Pode ser substituído por motivo, razão.
Ex.:
Você não me explicou o porquê da sua falta.
Ex.:
Ainda bem que você me explicou os porquês da sua demissão.
Ex.:
Aprender o uso dos porquês é muito importante.
13. AO ENCONTRO
DE / DE ENCONTRO A
Ø AO
ENCONTRO DE indica
ser favorável, aproximar-se de.
Ex.: Ainda bem que sua opinião veio ao
encontro da minha. Pudemos, assim, unir nossas reivindicações.
Ex.:
Quando a viu, foi rapidamente ao seu encontro e a abraçou
afetuosamente.
Ø DE
ENCONTRO A indica oposição, choque, colisão.
Ex.:
Como você queria que eu o ajudasse, se suas opiniões sempre vieram de
encontro as minhas? Nós pertencemos a mundos diferentes.
Ex.:
O caminhão foi de encontro ao muro. Ninguém se machucou, mas os
prejuízos foram grandes.
14. DEMAIS / DE MAIS
Ø Demais
pode ser advérbio de intensidade, com o sentido de muito. Aparece
intensificando verbos, adjetivos ou outros advérbios.
Ex.:
Aborreceram-nos demais.
Ex.:
Isso nos deixou indignados demais.
Ex.:
Estou até bem demais.
Ø Demais
também
pode ser pronome indefinido, equivalendo a “aos outros”, os restantes.
Ex.: Resolvi partir sozinho, deixando aos demais
a liberdade de escolher.
Ex.: Fiquei sabendo posteriormente que os demais
membros da comissão também acabaram abandonando os projetos.
Ø De
mais pode significar o contrário “de
menos”; ou ainda, “de mais um”.
Ex.:
Não vejo nada de mais em sua atitude! Nem de mais, nem de menos.
Ex.:
Preciso de mais um copo de leite.
15. PARA EU / PARA MIM
Ø Usa-se
para eu, quando o eu é
sujeito (geralmente seguido de um infinitivo).
Ex.: Empresta-me este livro para eu
ler.
Ø Usa-se
para mim, quando, após essa expressão, não existir
verbo (ou, em estando ali o verbo, o
pronome não for o seu sujeito).
Ex.: Empresta este trabalho para
mim.
Ø Lembre-se:
MIM nunca faz nada, portanto MIM não
pode ser sujeito.
16. POR ISSO, DE
REPENTE e A PARTIR DE
São expressões que, por serem compostas
por vocábulos independentes, são grafadas separadamente.
Por isso (e
não porisso), de repente (e não derrepente), por isto (e
não poristo), a partir de (e não apartir de).
17. ENFIM / EM
FIM
As expressões enfim (=
finalidade) e em fim (= no final) não devem ser confundidas: enfim escreve-se
junto, com N; e em fim constitui-se de dois termos, a preposição em
+ o substantivo fim.
Ex.:
Enfim sós, graças a Deus.
Ex.:
Estes profissionais estão em fim de carreira.
18. SEQUER / SE QUER
n Não disse sequer uma palavra
para agradecer. (“pelo menos”, “ao menos”)
n Se
quer pedir demissão, peça. (conjunção “se” mais o verbo
“querer”)
19. AO NÍVEL DE
/ EM NÍVEL DE
n Ao
nível de à à mesma altura.
O barco estava ao nível do
mar.
n Em
nível de à hierarquia.
Isso foi resolvido em nível de
governo estadual.
n Obs:
A nível de não existe!
20 . EM PRINCÍPIO / A
PRINCÍPIO
n Em
princípio à
em
geral.
Em princípio,
concordo com tudo isso.
n A
princípio à
no
início.
A princípio, eu lecionava
inglês; agora, leciono português.
EXERCÍCIO - FIXAÇÃO - PRATIQUE!
1) Complete com a opção correta:
a)
_________________
o tempo passava, ele ia ficando mais nervoso. (à medida que / na medida em
que)
b)
_________________
você aceitou o emprego, não pode reclamar. (à medida que / na medida em que)
c)
Ele saiu
_________________ horas. (a / há)
d)
Corra que
você chegará _________________ tempo. (a / há)
e)
_________________
ficar folheando revistas, vá estudar. (em vez de / ao invés de)
f)
Você não se
saiu _________________ durante o debate (mal / mau)
g)
Há apenas um
____________ em seu passado. (senão / se não)
h)
Fale baixo
_________________ quiser ser ouvida . (senão / se não)
i)
Ele
passou _________________ corredor
apressadamente. (pelo o / pelo)
j)
_________________
vestibular deveria ter redação. (todo / todo o)
k)
Eles estão _________________ de arranjar outro
emprego. (afim / a fim)
l)
Eu e meu
chefe temos ideias _________________. (afins / a fins)
m)
_____________ de dez analistas de sistema
estavam discutindo _____________ de computadores velozes. (acerca / cerca /
há cerca)
n)
Eu queria _________________ conversa sobre
esse assunto. (menos / menas)
o)
_________________ ele foi mandado embora por
justa causa. (de repente / derepente)
p)
Eu irei trabalhar sozinho _________________ de
segunda-feira. (a partir / apartir)
q)
Várias
pessoas expuseram opiniões que vieram _________________ minhas durante o
debate, o que muito me animou. (ao encontro das / de encontro às)
r)
Muitas pessoas têm opiniões que vêm
_________________ minhas, o que não chega a me desanimar. (ao encontro das /
de encontro às)
s)
Não há nada
_______________ em sua atitudes, mas ele trabalha ___________. (de mais /
demais)
t)
Não gosto de
teatro, ___________ tenho de admitir que estas foram as cenas ______
emocionante que vi. (mas / mais)
u)
_________________
está seu orgulho? (onde / aonde)
v)
Irei ________________ estiverem prestando
assistência médica. (onde / aonde)
w)
Ele não
informou ____________ o novo endereço. (sequer / se quer)
x)
Joana
preferiu viajar __________ de fazer uma festa de aniversário. (em vez de /
ao invés de)
y)
Ele enviou o
relatório __________ analisar. (para eu / para mim)
z)
A promoção
começará ___________ desta semana. ( a partir / apartir)
2) Complete com PORQUE, PORQUÊ, POR QUE OU POR
QUÊ:
a)
Não sei
_________________ você tem tanto medo da informatização.
b)
Ele está
assim _________________ perdeu o emprego.
c)
Não fez o
trabalho _________________ passou a noite inteira jogando.
d)
A causa
_________________ lutamos é muito justa.
e)
Eu quero
saber o _________________ do seu aumento de salário.
f)
Eles não
dormiram _________________?
g)
Não se sabia
o _________________ da tua revolta.
h)
_________________
a empresa não comprou programa pirata? _________________ é crime.
i)
Jamais te
pedirei emprego. Sabe _________________?
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